Antropofagias digitais

Apropriações e convergências em rede

Incentivo à pirataria?

without comments

Um amigo me apresentou uma banda francesa muito bacana, chamada Scotch et Sofa. Depois de ouvir algumas músicas e gostar, quis comprar para não ouvir apenas em ambientes com computador.

Eles ainda não têm CD gravado e fui atrás do MP3. Encontrei em pelo menos dois sites: Amazon e iTunes. Estavam lá as três músicas do EP por pouco menos de US$ 3. Cartão na mão, pedi o download… que não aconteceu. Eu só poderia comprar se estivesse nos EUA.

Tentei outras lojas e caí no mesmo problema. Não há como obter legalmente, dando uma força para os caras, as músicas do Scotch & Sofa. Bom, isso não é novidade para a maioria das pessoas que costuma baixar música. Mas fiquei pensando nas minhas opções.

Uma breve busca no Google revela dezenas de modos de baixar as músicas do YouTube, MySpace e sites como o Deezer. Em tempos de disseminação viral de arquivos e informações, que objetivo tem esse tipo de limitação? É um incentivo à pirataria vindo dos mesmos que elaboram projetos mundiais contra o compartilhamento de arquivos que fazemos do lado de baixo do Equador.

Enquanto penso mais nisso, vou ouvindo a música liberada (inclusive para download) no YouTube.

Written by Joana Ziller

julho 30th, 2010 at 6:39 pm